Medicina Tradicional Chinesa


A Medicina Tradicional Chinesa baseia-se nos princípios bioenergéticos de saúde e da integração e relacionamento do Ser Humano com o Universo.
Procura alcançar, de forma natural e sem efeitos secundários, um corpo são e equilíbrio mental e emocional, o aumento da energia e uma maior qualidade de vida e longevidade.
A MTC – Medicina Tradicional Chinesa é um património da Humanidade com aproximadamente 5.000 anos comprovados de existência.

A MTC é composta por cinco vertentes terapêuticas: 
1. Acupuntura 
2. Fitoterapia Tradicional Chinesa
3. Taiji | Qigong
4. Tui Na
5. Dietética Chinesa.

A Acupunctura é uma das técnicas utilizadas em MTC e consiste na inserção e manipulação de finas agulhas esterilizadas, em pontos específicos do corpo, com o propósito de regularizar o fluxo do Qi (energia vital), que flui pelo corpo como uma corrente energética, ao longo de canais ou meridianos.

A Acupunctura é reconhecida e aconselhada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), desde 1979, no tratamento de várias doenças, das quais se destacam: Degenerações da coluna, Artrose, Hérnia Discal, Lombalgia, Reumatismo, Artrite, Ciática, Osteoporose, Paralisias, Asma, Alergias, Bronquite, Rinite, Sinusite, Psoríase, Eczema, Acne, Vitiligo, Urticária, Gastrite, Colite, Obstipação, Doenças Auto-imunes, Cefaleias e Enxaquecas, Depressão, Insónia, Obesidade (Emagrecimento com bolitas magnéticas e Adipólise Lipocitária – tratamento de gorduras localizadas), etc.

Laser – Acupunctura é um tratamento tão eficaz como a técnica tradicional. Este método é ideal quando os pacientes são nervosos ou hipersensíveis, crianças ou idosos.

A Fitoterapia Tradicional Chinesa envolve a prescrição de fórmulas de plantas chinesas. A Fitoterapia é o sistema terapêutico mais antigo do mundo e cada vez mais vem sendo utilizada como terapia de escolha para diversas doenças. Todas estas fórmulas fitoterápicas são preparadas de acordo com práticas de produção de elevada qualidade, e testadas em laboratórios na União Europeia segundo um rigoroso controlo de qualidade.

Taiji | Qigong é uma ginástica terapêutica chinesa.
Os movimentos são realizados de uma forma suave, relaxada, lenta e fluida.
Os exercícios envolvem a coordenação da postura, da respiração e da intenção mental.
Segue os fundamentos filosóficos e os conceitos da Medicina Tradicional Chinesa, enfatiza o equilíbrio Yin/Yang, o cultivo do Qi (energia vital) e o desbloqueio dos meridianos (vasos onde circula o Qi). A prática dos exercícios desenvolve e faz circular o Qi.
O objetivo é o tratamento e prevenção de doenças, a longevidade, a harmonia entre o corpo e a mente que se estende às relações pessoais e sociais.
É uma atividade rica em conteúdo, fácil de aprender e praticar, promove a saúde e é adequada a qualquer faixa etária e aptidão física.
Taiji | Qigong é uma arte ancestral para os tempos modernos.

A Tui Na é uma massagem energética chinesa, que emprega técnicas visando o equilíbrio do fluxo do Qi (energia vital) nos meridianos (canais onde circula o Qi). 
A manipulação envolve várias ações de estimulação da superfície do corpo, move os membros ou o tronco do paciente, com as mãos ou outras partes do corpo do terapeuta.
Existem muitos tipos de manipulação, tal como pressionar, agarrar, empurrar,etc.
É uma terapia segura, eficaz, sem risco e livre de efeitos colaterais.

A Dietética Chinesa trata as propriedades dos alimentos, seus efeitos na saúde e na prevenção e tratamento de doenças.
A cozinha chinesa e a Medicina Tradicional Chinesa sempre estiveram muito relacionadas através dos tempos.

A Dietética na MTC elaborou a melhor forma de usufruir da natureza e que esta possa servir ao ser humano eternamente.

Comentários

Mensagens populares